Um líder....!!!!
Um grande líder é aquele
que:
“Comunica com visão clara”. O que isso quer dizer? Um líder precisa ser comunicativo. Conversa com a sua equipe sobre problemas e virtudes, e isso não “tira” pedaços de ninguém. Não dá mais para errar porque alguém não sabe se comunicar. Por isso comunicar o que se deseja da equipe é tão importante quanto ter o próprio objetivo descrito.
• “Mantém a sua palavra”. O outro fator é manter a sua palavra em dia. Precisamos de líderes dentro e fora dos campos que “honram as calças que vestem”, ou seja, cumpram o que prometem, se esforçando para realizar o que foi combinado anteriormente.
• “Constrói um espírito de equipe”, “esforça-se para que o reconhecimento e as recompensas vão para quem merece”, “foca em resolver problemas e não em culpar pessoas”, “escuta a verdade sem retaliações”, “inspira e lidera por exemplos”, “tem visão de futuro e prepara a equipe para o que virá”. Um líder também erra, por isso na sua hora, tem que baixar a cabeça e admitir o seu erro.
Um líder tem que dar exemplo e não só falar, por isso se for preciso coloca a “mão na massa”, faz junto com a equipe. Tem que “ralar” junto, comer da mesma comida e andar no mesmo terreno. Não dá para pedir para fazer uma coisa, enquanto ele faz outra. É a mesma coisa que você chegar ao consultório médico e pedir um remédio para parar de fumar, mas percebe que o médico também fuma. Exemplo é fundamental para construção de equipes de alto desempenho.
As respostas mostram que o que as pessoas mais desejam é algo acessível a todos os líderes: regras claras e terreno seguro para pisar. Respeito por seus valores. Sem intrigas, acusações, omissões, “esconderijos”. Liderar é compartilhar o bom e ruim e fazer a equipe amadurecer como pessoas e como profissionais.
“Comunica com visão clara”. O que isso quer dizer? Um líder precisa ser comunicativo. Conversa com a sua equipe sobre problemas e virtudes, e isso não “tira” pedaços de ninguém. Não dá mais para errar porque alguém não sabe se comunicar. Por isso comunicar o que se deseja da equipe é tão importante quanto ter o próprio objetivo descrito.
• “Mantém a sua palavra”. O outro fator é manter a sua palavra em dia. Precisamos de líderes dentro e fora dos campos que “honram as calças que vestem”, ou seja, cumpram o que prometem, se esforçando para realizar o que foi combinado anteriormente.
• “Constrói um espírito de equipe”, “esforça-se para que o reconhecimento e as recompensas vão para quem merece”, “foca em resolver problemas e não em culpar pessoas”, “escuta a verdade sem retaliações”, “inspira e lidera por exemplos”, “tem visão de futuro e prepara a equipe para o que virá”. Um líder também erra, por isso na sua hora, tem que baixar a cabeça e admitir o seu erro.
Um líder tem que dar exemplo e não só falar, por isso se for preciso coloca a “mão na massa”, faz junto com a equipe. Tem que “ralar” junto, comer da mesma comida e andar no mesmo terreno. Não dá para pedir para fazer uma coisa, enquanto ele faz outra. É a mesma coisa que você chegar ao consultório médico e pedir um remédio para parar de fumar, mas percebe que o médico também fuma. Exemplo é fundamental para construção de equipes de alto desempenho.
As respostas mostram que o que as pessoas mais desejam é algo acessível a todos os líderes: regras claras e terreno seguro para pisar. Respeito por seus valores. Sem intrigas, acusações, omissões, “esconderijos”. Liderar é compartilhar o bom e ruim e fazer a equipe amadurecer como pessoas e como profissionais.
Feedback
Logo que começa a entrar
em ação, você deve passar a receber feedback a respeito do que está fazendo,
especialmente se está agindo corretamente. São informações, conselhos, dicas,
sugestões, orientações e criticas que o ajudam a melhorar seus conhecimentos,
capacidades, atitudes e relacionamentos.
Pedir que as pessoas analisem seus atos e palavras é apenas uma parte da equação – você precisa estar disposto a avaliar e reagir a esses comentários fazendo ajustes constantemente.
Por razões óbvias, preferimos ouvir coisas positivas: elogios, aumento salarial, satisfações, prêmios, felicidade, paz interior, intimidade e prazer – tudo isso aumenta nossa auto-estima, nos mostra que estamos no caminho certo. Apesar de ninguém gostar do que é negativo – falta de resultados ou de dinheiro, conflitos existenciais, infelicidade, solidão e dor -, é preciso manter-se receptivo, pois existem informações valiosas em meio às criticas que podem nos ajudar a entender se precisamos corrigir o rumo.
Um dos efeitos colaterais do sucesso está na crescente incapacidade de ouvir conselhos valiosos, portanto fique sempre atento às idéias, mesmo que no princípio não pareça interessante, pois essa é a fonte mais valiosa para que você possa mudar.
Para alcançar o sucesso definitivo, as vezes é necessário a ajuda das pessoas talentosas que fazem parte de sua vida. Portanto não deixe sua “falta de tempo” se transformar numa barreira entre você e esses talentos.
Pedir que as pessoas analisem seus atos e palavras é apenas uma parte da equação – você precisa estar disposto a avaliar e reagir a esses comentários fazendo ajustes constantemente.
Por razões óbvias, preferimos ouvir coisas positivas: elogios, aumento salarial, satisfações, prêmios, felicidade, paz interior, intimidade e prazer – tudo isso aumenta nossa auto-estima, nos mostra que estamos no caminho certo. Apesar de ninguém gostar do que é negativo – falta de resultados ou de dinheiro, conflitos existenciais, infelicidade, solidão e dor -, é preciso manter-se receptivo, pois existem informações valiosas em meio às criticas que podem nos ajudar a entender se precisamos corrigir o rumo.
Um dos efeitos colaterais do sucesso está na crescente incapacidade de ouvir conselhos valiosos, portanto fique sempre atento às idéias, mesmo que no princípio não pareça interessante, pois essa é a fonte mais valiosa para que você possa mudar.
Para alcançar o sucesso definitivo, as vezes é necessário a ajuda das pessoas talentosas que fazem parte de sua vida. Portanto não deixe sua “falta de tempo” se transformar numa barreira entre você e esses talentos.
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